Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137
Encounters between University and Social education in the exchange of letters throughout the COVID-19 pandemic
Encuentros entre Universidad y Socioeducación mediante intercambio de cartas durante la pandemia de COVID-19
Isabelle Vargas Martins, Júlia Brum Kabbas, Letícia Bueno Pires, Renata dos Santos da Costa, André Oliveira Costa, Jana Gonçalves Zappe
DOI:
https://dx.doi.org/10.59068/24476137encontrosentreunivsersidadesesocioeducacao
Palavras-chave: Socioeducação, COVID-19, adolescente em conflito com a lei, Universidade
Resumo
O projeto oportuniza a oferta de espaços nos quais extensionistas e adolescentes realizam atividades do interesse dos últimos e que os ajudam a falar e refletir sobre suas histórias de vida e seus projetos para o futuro. Entre as atividades que são realizadas com mais frequência estão as oficinas de tatuagens, nas quais desenhos e frases provisórias marcam a pele dos adolescentes e cria-se um espaço privilegiado para conversar sobre suas escolhas daquele momento e a relação destas com suas vidas fora da instituição. Esse trabalho é realizado tendo como teoria de base a Psicanálise, mais especificamente a proposta winnicottiana de clínica da acontecência e a perspectiva da psicanálise implicada, considerando a dimensão sociopolítica da constituição do sujeito. Nas oficinas, privilegiam-se os vínculos de amizade entre os que estão compondo o grupo e a liberdade para participar, tendo como limite o respeito aos outros participantes. Em 2020, teve início a grande crise sanitária em decorrência da pandemia da COVID-19, cujo enfrentamento envolveu a necessidade de distanciamento social, que suspendeu grande parte das atividades sociais presenciais, como as universitárias, que passaram a ocorrer de forma remota. Isso incluiu as atividades do projeto de extensão que, inicialmente, foram suspensas, pois os adolescentes não possuíam acesso a tecnologias que pudessem acolher atividades em um formato remoto.
Como citar
Como citar
Martins, Isabelle V.; Kabbas, Júlia B.; Pires, Letícia B.; Costa, Renata S.; Costa, André O.; Zappe, Jana G. (2023). Encontros entre Universidade e Socioeducação por meio de trocas de cartas durante a pandemia do COVID-19. Pathos: Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia, v. 9, n.1, 200-2013.