Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137
In my plate I rule
En mi plato, mando
Sandra Aparecida Chichito
DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137nomeuprato
Palavras-chave: Direitos humanos, socioeducação, nutrição, adolescente
Resumo
As alterações e formação de comportamento alimentar tem seu peso reforçado quando se trata de jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação. Em minha experiência de trabalho na instituição que executa as Medidas em meio fechado no estado de São Paulo encontramos as mais diversas situações que interferem nos padrões alimentares dos jovens, sendo elas desde àquelas como a deficiência do acesso ao alimento (seja ele qualitativo ou quantitativo) que pode levar a quadros de desnutrição pregressa (onde houve carência de nutrientes causando prejuízos no crescimento linear “estatura” gerando um déficit na relação estatura para idade), marasmo (carência de calorias/energia) que leva ao baixo peso corpóreo, ou quadro de sobrepeso e obesidades geradas pelo consumo excessivo de calorias e alimentos processados e ultraprocessados.
Referências
ABRANDH. O direito humano à alimentação adequada e o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional / organizadora, Marília Leão. – Brasília: ABRANDH, 2013. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/seguranca_alimentar /DHAA_SAN.pdf. Acesso em 02/03/2023.
Brasil. Emenda Constitucional nº 64, de 04 de fevereiro de 2010 Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/constituicao/ emen das/emc/emc64.htm. Acesso em 02/03/2023.
Brasil. III Relatório do Estado Brasileiro ao Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, 2019 / Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos – Assessoria especial de assuntos internacionais. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/atuacao-internacional/relatorios-internacionais-1/IIIRelatriodoEstadoBrasileiroaoPactoInternacionalsobreDireitosEconmicosSociaseCulturais.pdf. Acesso em 07/03/2023.