Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137
The playful as a facilitating process of literacy
El lúdico como proceso facilitador de la alfabetización
Ana Clara Carvalho Chagas
Lunara Andrade
Tayne Bastos Tobias
Carlos Roberto Faustino
DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137oludico
Palavras-chave: Lúdico; Alfabetização; Lúdico na Alfabetização; Aprendizagem; Séries Iniciais.
Resumo
Este artigo tem o objetivo de compreender de que maneira o uso de práticas lúdicas podem contribuir para o processo de alfabetização da criança durante seu percurso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escolha do tema deu-se frente ao tradicionalismo no ensino, trazendo uma inquietação sobre a importância de se tratar novas metodologias de ensino, visto que há maneiras de ensino alternativas e satisfatórias. O presente artigo foi elaborado por meio de revisões bibliográficas e documentais coletando informações em artigos, livros, publicações e endereços eletrônicos relacionados ao tema da pesquisa. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, onde se obteve a confrontação de dados através de cada revisão documental e bibliográfica para sua construção. Abordar a temática do lúdico como processo facilitador de aprendizagem traz uma nova forma de refletir e despertar para novas metodologias de aprendizagem, no qual a criança pode ser o sujeito que brinca e que ao mesmo tempo produz conhecimento.
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Como citar
Chagas, A. C. C.; Andrade, L.; Tobias, T. B.; Faustino, C. R. (2024). O lúdico como processo facilitador da alfabetização. Pathos: Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia, v. 10, n.1, 07-23. https://dx.doi.org/10.59068/24476137oludico