Submissão
Nós, editores da Pathos, seguimos os princípios éticos condizentes às boas práticas de publicação, inspirados nas definições estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics – COP. Desse modo, a revista oferece livre, imediato e gratuito acesso a todo seu conteúdo. Não há cobrança de taxas para a submissão e avaliação de trabalhos. Os textos recebidos são avaliados quanto à originalidade e possibilidade de plágio. No entanto, como nenhuma ferramenta disponível para essa verificação é totalmente segura, partilhamos dessa responsabilidade com os autores. Pedimos que imprimam ética na escrita de seus trabalhos, para que possamos publicar textos inéditos, autorais e que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico brasileiro. Diante de conflitos de interesse ou interesses concorrentes que envolvam os autores e avaliadores às cegas, bem como a comunidade em geral (de ordem técnico-científico, financeiro, político, ideológico, cultural ou outro que possa enviesar o processo editorial), a situação deverá ser explicitada ao Conselho Editorial. Aos editores e autores se reserva o direito, quando necessário, de publicação de errata ou retratação. Comunicamos, ainda, que os endereços e nomes trazidos em seus volumes serão usados, unicamente, para os serviços prestados para a publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. É possível a citação direta ou indireta de seu conteúdo, desde que citada a fonte.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
Os textos deverão ser encaminhados para o e-mail revistacientificapathos@gmail.com
1 – Estrutura dos artigos, o artigo deverá conter: – Título em português, inglês e espanhol (15 palavras no máximo) – Nome dos autores – Resumo (mínimo de 100 e máximo de 250 palavras) – Deverá conter mínimo de 2 e máximo de 5 palavras-chaves – Abstract and key-words,Resumen y palavras-clave(idem orientações resumo e palavras-chaves)- Mini currículo e e-mail dos autores em nota de rodapé na primeira página.
– I) Introdução, (apresentar dentro desse campo as bases teóricas utilizadas, a construção do texto referenciado).
– II) Objetivos, (incluir nesse campo de forma direta e clara os objetivos do artigo, a que se propõe o referido texto). –
– III) Método, (explicar qual o tipo de pesquisa desenvolvida, por exemplo, se é um artigo baseado no método qualitativo, quantitativo, indutivo, explicativo, etc. Como se deu a construção e a organização dos dados coletados, características da amostra/participantes, instrumentos utilizados na coleta de dados, entre outras características metodológicas).
– IV) Discussão, (apresentar nesse campo os resultados a que chegaram, o tratamento e análise dos dados, a parte empírica do artigo, o relato da prática, do estudo de caso e sua articulação, a práxis, entre outros).
– V ) Considerações finais (nesse campo o autor deve incluir as conclusões do trabalho a partir do que foi estudado, pesquisado, vivido e concluído).
– VI – Referências (citar de acordo com as normas da APA o referencial teórico e acadêmico utilizado).
2 – O envio de materiais para a Revista Pathos implica na prévia autorização dos autores responsáveis e a cessação dos direitos autorais para a sua devida publicação. As normas para a publicação dos artigos científicos deverão seguir os princípios éticos, como preservação da integridade moral e sigilo da identidade dos sujeitos participantes das pesquisas, instituições e órgãos envolvidos. 3 – As normas para a publicação seguem o modelo da American PsychologicalAssociation (APA) conforme orientação disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/lapsam/APA_-_ANPAD.pdf
4 – Formatação dos textos:
a – Estar em formato Word, possuir até 12 laudas incluindo referências.
b – Corpo do texto – Fonte: Arial. Tamanho: 12. Espaçamento: 1,5. Formato: A4. Esquerda e superior 3 cm; Direita e inferior 2cm. Alinhamento: Justificado. Recuo: tab 1,25. Sem espaço entre parágrafos.
c – Palavras em outros idiomas: itálico. Não utilizar negritos. Para demarcar itens do texto, utilizar algarismos numéricos (1. ; 2. ; 3.).
d – Citações no corpo do texto: menos de três linhas entre aspas.
e – Citações com mais de três linhas: devem aparecer sem aspas em um parágrafo separado, com recuo de 2cm da margem esquerda, espaço simples, fonte tamanho 10.
f – Termos usados por entrevistados: seguir orientações das citações, observando a orientação para citação com mais de três linhas.
g – Referências no corpo do texto: Constar sobrenome do autor, ano da publicação, página(s), volume(s), tomo(s) ou sessão(ões) – exemplo: “De acordo com McDougall (2000, p. 20)”. h – Referências: em ordem alfabética pelo sobrenome do(a) autor(a); sobrenome em primeira letra maiúscula, demais letras minúscula, separado por vírgula, seguido das inicias do nome do autor finalizado por ponto; nome da obra em itálico, local de publicação, editora e ano da edição – exemplo: Marino, A. S. (2013). Crianças Infratoras: Garantia ou Restrição de Direitos? Curitiba: Juruá Editora.
i – Para demais exemplos e casos específicos, consultar: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/lapsam/APA_-_ANPAD.pdf
5 – Os textos publicados são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista ou de seus editores.
6 – É permitida a reprodução parcial ou total de textos publicados pela Revista Pathos, desde que citada a fonte.
7 – Os trabalhos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial que poderá sugerir ao(s) autor(es), quando necessário, alterações de conteúdo ou forma de apresentação do trabalho. Os artigos científicos poderão receber os seguintes pareceres:
- a) aceito para publicação
- b) aceito com ressalvas
- c) negado
8 – É imprescindível que os autores procedam a uma revisão ortográfica e gramatical antes do envio do material, bem como que sigam o modelo de estrutura proposta (ver item acima nº 1).
9 – Após o recebimento do artigo, no momento em que o mesmo for encaminhado para a devida análise, serão excluídos os nomes dos autores, visando propiciar uma avaliação as “cegas” com o intuito de garantir a neutralidade e imparcialidade no desenvolvimento do devido parecer.
10 – O envio de materiais deve ser realizado através do e-mail da revista: revistacientificapathos@gmail.com
No momento do envio do material, no corpo do e-mail, deve conter o nome dos autores, telefones de contato, e anexado, sempre em formato Word, o texto a ser submetido. No campo assunto deve conter a frese: Texto para submissão. Quaisquer dúvidas ou dificuldades, utilizar o mesmo canal de comunicação.
11 – Serão aceitos para publicação materiais que privilegiem a prática no campo da Psicologia, Saúde Mental, Psicopatologia, Assistência social, Políticas Públicas e Comunitárias, Educação, Psicanálise, Fenomenologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Medicina, Direitos Humanos, Inclusão Social e Cidadania, Área jurídica e afins.
12 – A Revista Pathos é uma revista online, aberta, semestral e pode contar, quando julgar pertinente, com outros colaboradores para o exercício de suas funções editoriais.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RELATO DA PRÁTICA
1 – Estrutura de relatos da prática: Título do Relato – Título do Relato em Inglês e Espanhol – Nome dos autores,mini-currículo e e-mail dos autores em nota de rodapé na primeira página.
2 – O envio de materiais para a Revista Pathos implica na prévia autorização dos autores responsáveis e a cessação dos direitos autorais para a sua devida publicação. As normas para a publicação dos relatos da prática deverão seguir os princípios éticos, como preservação da integridade moral e sigilo da identidade dos sujeitos, instituições e órgãos envolvidos.
3 – Formatação dos textos:
a – Mínimo de 4 laudas e máximo de 8 laudas, incluindo anexos quando houver.
b – Os materiais enviados para a submissão deverão estar arquivados em formato Word. Poderá haver, durante o relato, figuras, tabelas e anexos (inclusive audiovisuais) que versem sobre o tema.
c – Corpo do texto – Fonte: Arial. Tamanho: 12. Espaçamento: 1,5. Formato: A4. Esquerda e superior 3cm; Direita e inferior 2cm. Alinhamento: Justificado. Recuo: tab 1,25. Sem espaço entre parágrafos. d – No formato de “Relato da Prática” não cabem muitas citações diretas ou indiretas, pois não se trata de um artigo científico. No entanto, é permitido fazer alusões a alguns autores.
4 – O Relato da Prática aqui publicado é de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista ou de seus editores.
5 – É permitida a reprodução parcial ou total dos materiais publicados pela Revista Pathos, desde que citada a fonte.
6 – Os relatos recebidos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial que poderá sugerir ao(s) autor(es), quando necessário, alterações de conteúdo ou forma de apresentação, bem como aceitação ou recusa. Os relatos da prática poderão receber os seguintes pareceres:
a – Aceito para publicação
b – Aceito com ressalvas
c – Negado
7 – É imprescindível que os autores procedam a uma revisão ortográfica e gramatical antes do envio do material.
8 – Após o recebimento do relato da prática, no momento em que o mesmo for encaminhado para a devida análise, serão excluídos os nomes dos autores, visando propiciar uma avaliação as “cegas” com o intuito de garantir a neutralidade e imparcialidade no desenvolvimento do devido parecer.
9 – O envio do relato da prática deve ser realizado através do e-mail institucional da revista: revistacientificapathos@gmail.com
No momento do envio do material, no corpo do e-mail, deve conter o nome dos autores, telefones de contato, e anexado, sempre em formato Word, o material a ser submetido. No campo assunto deve conter a frese: Texto para submissão. Quaisquer dúvidas ou dificuldades, utilizar o mesmo canal de comunicação.
10 – Serão aceitos para publicação materiais que privilegiem a prática no campo da psicologia, saúde mental, psicopatologia, Assistência social, Políticas públicas e comunitárias, Educação, Psicanálise, Fenomenologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Medicina, Direitos Humanos, Inclusão Social e Cidadania, Àrea jurídica e afins.
11 – A Revista Pathos é uma revista online, aberta, semestral e tem a liberdade de publicarartigos científicos, pesquisas, projetos, assim como relatos da prática.
PARA CONFERIR O FLUXOGRAMA EDITORIAL DE TRABALHOS SUBMETIDOS