PATHOS

Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137

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Aproximações e distanciamentos nas trajetórias de vida entre adolescentes em conflito com a lei e escolares

Approaches and distancings in life trajectories between teenagers in conflict with the law and school students
Aproximaciones y distancias en las trayectorias de vida entre adolescentes en conflicto con la derecha y escolares

Maria Angélica Alves da Silva, Júlia Ferreira Bernardo, Silvio Alves da Silva, Denise De Micheli

DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137aproximacoesedistanciamentos

Palavras-chave: Adolescentes institucionalizados, educação, relações familiares

Resumo

Objetivo: Identificar, analisar e relacionar os perfis de adolescentes em conflito com a lei e escolares sobre a trajetória escolar. Métodos: Estudo transversal realizado com aplicação de questionário sobre a Trajetória Escolar em Centros de Atendimento Socioeducativo e Escolas Públicas Estaduais no município de São Paulo. Participaram do estudo 474 adolescentes, sendo 203 adolescentes institucionalizados na FCASA e 271 adolescentes de escolas públicas estaduais. Resultados: Os principais resultados se referem as diferenças na trajetória escolar, no tocante a defasagem escolar dos grupos da FCASA em razão de retenções e também nas diferenças de configuração familiar, sendo o grupo da FCASA prevalentemente oriundo de famílias monoparentais, nas quais a figura materna é a responsável. Conclusão: É premente pensar em políticas públicas eficazes em auxiliar essas famílias, constituindo uma rede de apoio, para que possam exercer a função parental sem deixar de prover esse núcleo familiar, e que as instituições de ensino possam compor essa rede ao oferecer acolhimento, de fato, à população vulnerável, numa relação desprovida dos estigmas, estabelecendo relação de parceria com as famílias para que esses adolescentes possam traçar outras trajetórias.

 

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Como citar
Silva, Maria A. A.; Bernardo, Júlia F.; Silva, Silvio A.; De Micheli, Denise (2023). Aproximações e distanciamentos nas trajetórias de vida entre adolescentes em conflito com a lei e escolares. Pathos: Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia, v. 9, n.1, 118-145.

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