Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137
LITERACY AND SOCIOPEDAGOGICAL ACTIONS AS A PROPOSAL FOR INCLUSION
ALFABETIZACIÓN, LETRAMENTO Y ACCIONES SOCIOPEDAGÓGICAS COMO PROPUESTA DE INCLUSIÓN
Avanilda Mariano
DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137avanilda
Palavras-chave: inclusão1, exclusão 2, alfabetização 3, letramento 4, parcerias 5.
Resumo
Este artigo tem como um dos principais objetivos demonstrar possibilidades de atuação, sob a ótica do binômio inclusão/exclusão, dentro de uma prática sociopedagógica, no contraturno escolar, com crianças e adolescentes menos favorecidos, com defasagem muito grande no nível de alfabetização, idade-série. Incluídas, enquanto matriculadas na escola, contudo, de forma paradoxal, excluídas no direito de aprender, numa região considerada rural, apesar da proximidade com a capital São Paulo. Em termos de metodologia, o trabalho realizado caminhou de forma a seguir os passos da pesquisa-ação, pelas experiências e vivências empíricas no cotidiano institucional e familiar do público-alvo envolvido. As parcerias com a própria instituição em que foi realizado o trabalho, com a rede socioassistencial da região e famílias das crianças e adolescentes em questão, foram de muita valia para os resultados positivos que obtivemos durante os sete anos de realização do trabalho, em que esses resultados positivos, especialmente, com base em mudanças não apenas socioeducativas, bem como, socioemocionais, refletissem dentro do contexto escolar e na vida de cada um. Este artigo convida os leitores a refletirem sobre nosso dever, a nossa responsabilidade, o nosso compromisso profissional e ético, com aqueles que escolhemos trabalhar. E não menos importante, sobre a nossa formação acadêmica, formação continuada, identidade profissional, dentre outros determinantes, para que possamos estar fortalecidos para trilharmos caminhos, muitas vezes tão tortuosos e extenuantes, e ao final, tão gratificantes.
Referências
BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. 9. ed. São Paulo, Saraiva, 1996.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set/dez. 2005.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. 15. ed. São Paulo, Olho Dágua, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo, Edições Loyola, 1985.
RENTES, R. Os meninos de Heliópolis – O Ser e Fazer de adolescentes em conflito com a lei e a sintomática criminal. Curitiba, Ed. Appris, 2022.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo, Martins Fontes, 1991.