Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137
Winnicott´s foundations in the Socio-educational measure of deptivation of liberty: a possible servisse model
Los fundamentos de Winnicott em la Medida Socioeducativa de privación de liberdad: un posible modelo de servicio
Danielli do Lago Hyppolito de Lima
Keila Costa da Silva
DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137fundamentoswinnicottianos
Palavras-chave: Medida Socioeducativa, Psicanálise, Teoria do Amadurecimento, Fundação CASA
Resumo
O presente relato da prática se propõe a apresentar a experiência de um Centro de Atendimento para adolescentes que cumprem medida socioeducativa no programa de internação, da Fundação CASA-SP, o qual adotou a Teoria do Amadurecimento de D.W.Winnicott como referencial teórico. Vale esclarecer, que aplicar tal referencial como modelo de atendimento socioeducativo foi uma experiência única e pioneira dentro da instituição, não se estabelecendo como metodologia padronizada, como será melhor detalhado adiante. A estrutura do texto seguiu uma lógica histórica, contextualizando o momento institucional em que o Centro foi inaugurado, a trajetória profissional das gestoras, justificando a escolha de tal referencial teórico; e, por fim a mostra da aplicação das intervenções na prática.
Referências
CASA Novo Tempo (2017). Plano Político Pedagógico – Centro de Atendimento Socioeducativo Novo Tempo.
Dias, E.O. (2011). Sobre a confiabilidade e outros estudos. São Paulo: DWW Editorial.
Fundação CASA-SP (2006). Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo: 2006. São Paulo.
Lei nº 12594, de 18 de janeiro de 2012 (2012). Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional; e altera as Leis nºs 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); 7.560, de 19 de dezembro de 1986, 7.998, de 11 de janeiro de 1990, 5.537, de 21 de novembro de 1968, 8.315, de 23 de dezembro de 1991, 8.706, de 14 de setembro de 1993, os Decretos-Leis nºs 4.048, de 22 de janeiro de 1942, 8.621, de 10 de janeiro de 1946, e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Recuperado em 08 de maio, 2023, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm
Winnicott, D.W. (1984). Consultas terapêuticas em psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Imago Editora.
Winnicott, D. W. (2000). Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago Editora.
Winnicott, D.W. (1983). O ambiente e os processos de maturação – estudos sobre a teoria do amadurecimento. Porto Alegre: Artmed.
Winnicott, D.W. (2002). O bebê e suas mães. São Paulo: Editora Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1990). Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Editora.
Winnicott, D. W. (1999). Privação e Delinquência. São Paulo: Editora Martins Fontes.
Winnicott, D. W. (1999). Tudo começa em casa. São Paulo: Editora Martins Fontes.