PATHOS

Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137

Menu

Os movimentos de mulheres no enfrentamento às desigualdades de gênero: uma experiência de trabalho em grupo em Franco da Rocha.

Women’s movements in combating gender inequalities:a group work experience in the city of Franco da Rocha.
Los movimentos de mujeres em la lucha contra las desigualdades de género:uma experiencia de trabajo grupal em la ciudad de Franco da Rocha.

Erineide Souza de Oliveira

DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137osmovimentosdemulheres

Palavras-chave: Mulheres, Grupos, Feminismo, Fortalecimento, Direitos.

Resumo

Enquanto lutamos por mudanças substanciais e estruturais é importante que as mulheres continuem vivas e juntas, a fim de conseguir fortalecimento e orientações acerca de direitos, e amparo para e entre mulheres. Com o objetivo de juntar mulheres e impulsionar o movimento feminista foi construída uma formação popular em direitos das mulheres, em 1994, em São Paulo, conduzida pela União de Mulheres, coletivo feminista estruturado em 1981. No referido estado mais de 40 cidades desenvolvem as trocas populares em direitos para mulheres, visando a equidade de gênero e o fortalecimento feminino. No município de Franco da Rocha a iniciativa de juntar mulheres para discutir direitos e o mútuo fortalecimento, por meio da educação popular, aconteceu no início de 2020 e continua ativo em sua terceira turma de mulheres, com um alcance geral de mais de 90 mulheres que passaram pelos três grupos.

Como citar

Oliveira, E.S. (2024). Os movimentos de mulheres no enfrentamento às desigualdades de gênero: uma experiência de trabalho em grupo em Franco da Rocha. Pathos: Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia, v. 10, n.1, 90-97. https://dx.doi.org/10.59068/24476137osmovimentosdemulheres

Indexadores