Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137
Body in movement: teaching and learning
Cuerpo en movimiento: enseñando y aprendiendo
Vitória Savini Iannamico Ferreira
DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137corpoemmovimento
Palavras-chave: Educação, movimento consciente, aprendizagem, dança, adolescência.
Resumo
Neste relato de prática é possível acompanhar a atuação da professora de dança Vitória no desenvolvimento do trabalho com adolescentes focado no movimento consciente dentro do componente curricular de Educação Física. Há um ano para estudantes do Ensino Fundamental dos 8º e 9º anos do Colégio Zelinda (Caieiras – SP) e atualmente para o Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (ETEC) Vereador Paulo do Carmo Monteiro da cidade de Caieiras.
Referências
Impolcetto, F. (2009). Introdução à história e teoria da educação física. Ação Educacional Claretiana.
Louppe, L. (2012). Poética da Dança Contemporânea. Orfeu Negro.
Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação.
Miranda, R. (2008). Corpo-Espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. 7 Letras.
Laban, Rudolf. (1971). Domínio do Movimento.Summus. Editorial LTDA.
Fabião, Eleonora (2013, dezembro). Programa performativo: O Corpo em Experiência. ILNX, Revista do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais [online], nº4, 1-11. https://orion.nics.unicamp.br/index.php/lume/article/view/276/256
Como citar
Ferreira, V.S.I. (2024). Corpo em movimento: ensinando e aprendendo. Pathos: Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia, v. 10, n.1, 80-89. https://dx.doi.org/10.59068/24476137corpoemmovimento