PATHOS

Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137

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O corpo em Paulo Freire e Michel Foucault como forma de repensar relações de poder intraescolares

The body in Paulo Freire and Michel Foucault as a way of rethinking intra-school power
El cuerpo en Paulo Freire y Michel Foucault como forma de repensar las relaciones de poder intraescolares

Vinicius Siqueira de Lima

DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137ocorpo

Palavras-chave: corpo consciente, corpo dócil, círculo de cultura, poder disciplinar

Resumo

O objetivo deste artigo é articular as noções de corpo em Michel Foucault com a perspectiva do corpo consciente em Paulo Freire. A partir de uma revisão bibliográfica, entende-se que o corpo disciplinar é produto das relações de poder que constituem a escola na sociedade moderna, mas, através de exemplos concretos, propõe-se que o corpo consciente é uma chave de leitura para compreender a possibilidade de formar novas relações dentro da escola, remarcar os corpos dos participantes de círculos de cultura, promover uma visão crítica da sociedade e a construção coletiva de conhecimento

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Como citar

Lima, V. S. (2024) O corpo em Paulo Freire e Michel Foucault como forma de
repensar relações de poder intraescolares. Pathos: Revista Brasileira de Práticas
Públicas e Psicopatologia, v. 10, n.1, 38-
53. https://dx.doi.org/10.59068/24476137ocorpo

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