PATHOS

Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia – ISSN 2447-6137

Menu

O que revelam as pesquisas sobre Coordenação Pedagógica na Educação Básica?

What do research studies reveal about Pedagogical Coordination in Basic Education?
¿Qué revelan las investigaciones sobre Coordinación Pedagógica en la Educación Básica?

Ana Carlota Vieira Niero

DOI: https://dx.doi.org/10.59068/24476137coordenacaopedagogica

Palavras-chave: Coordenação Pedagógica; Educação Básica; Estado da arte.

Resumo

Algumas pesquisas sobre coordenação pedagógica dedicam-se a compreender a construção da identidade profissional da coordenadora, seu acompanhamento em relação à prática docente, sua participação na gestão escolar e os cuidados necessários para que essa profissional não se envolva em questões que estejam além de sua competência. Este artigo pretende apresentar um panorama das pesquisas sobre coordenação pedagógica na educação básica no Brasil, realizadas em nível de mestrado e doutorado. Os objetivos incluem identificar, na plataforma da Capes, dissertações e teses sobre o tema, organizar os dados com base na Metodologia Arqueológica de Dados, destacar interesses dos pesquisadores e identificar regiões nas quais o maior número de pesquisas tenha sido realizado. Os dados foram organizados com base na Metodologia Arqueológica dos Dados, (Sá, 2023), inspirada na Teoria Fundamentada e, posteriormente, analisados a partir da teoria de Bakhtin e Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa do tipo básica, de abordagem mista, a qual, por ser exploratória e documental, teve seus dados coletados no portal Dados Abertos Capes. Foram selecionadas 348 pesquisas, das quais, para a análise, foram escolhidos 12 textos de 6 pesquisadores. Os resultados destacam que os principais interesses dos pesquisadores se referem à compreensão da identidade profissional, à educação inicial e continuada e à atuação dos referidos profissionais na educação básica. Dentre os desafios enfrentados pelas coordenadoras pedagógicas, ressalta-se condições de trabalho.

Referências

Niero, A.C.V. (2023). Coordenação pedagógica no Brasil: por uma proposta arqueológica. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Paulo. Disponível em https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69512?show=full

Sá, R.L. (2019). Grounded Theory e os Estudos de Linguagem: Uma Releitura. Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem. v. 1, n.1. https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/riel/article/view/1153/863

Sá, R. L. (2021). Grounded Theory em diálogo transdisciplinar com os Estudos de Linguagem. In F. J. O. Paiva & E. D. Silva (orgs.). Estudos da Linguagem: interfaces na linguística, semiótica e literatura em perspectiva. Pedro & João Editores, 11-32.

Sá, R. L. (2020). Internacionalização, hospitalidade e ideologia: por um protocolo de acesso, acolhimento e acompanhamento.Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638773.

Sá, R. L. (2023). Metodologias Arqueológicas para o pesquis-a-dor social. Revista Diálogos em Educação. v. 4, n. 2, julho-dezembro 2023. http://www.faculdadeanicuns.edu.br/ojs/index.php/ revistadialogosemeducacao.

Silva, C. R. (2017). Grounded Theory: a abordagem construtivista para pesquisas em educação sexual no Brasil. Produção Independente.

Como citar

Niero, A. C. V. (2024). O que revelam as pesquisas sobre Coordenação Pedagógica na Educação Básica? Pathos: Revista Brasileira de Práticas Públicas e Psicopatologia, v. 10, n.1, 24-37. https://dx.doi.org/10.59068/24476137coordenacaopedagogica

Indexadores